16 de dez. de 2009

E essa tal de Liberdade, quem é ela?



Durante toda minha vida eu escutei pessoas falando da “Liberdade”, liberdade pra viver, liberdade pra sonhar, liberdade pra sorrir, liberdade pra amar, liberdade de expressão, e de outras formas de serem livres. Mas em diversos momentos percebi que as pessoas lutam por ela: os bebês querem liberdade para engatinhar, às crianças querem liberdade para crescer, os adolescentes querem liberdade para sair, os adultos querem liberdade para viverem a sua vida, e os velhos querem ser livres para descansar. Em qualquer lugar do mundo as pessoas querem sempre ser livre para fazer algo, ou até mesmo para não fazer nada. 

Mas em meus pensamentos vagam muitas dúvidas sobre essa tal de liberdade, Quem é ela? Porque as pessoas a querem tanto? O que ela faz? Será que ela existe? O que significa ser livre?
São muitos os questionamentos, mas, vamos tentar entendê-la:
Seria livre aquela pessoa que tem o poder de escolha? Mas sabemos que quando o ser humano se debate sem opções, ele não sabe o que escolher. Seria livre aquela pessoa que saiu da casa dos pais e mora sozinho? Mas sabemos que no fundo ela sempre sente falta da vida que levava, e agora estará presa a outras responsabilidades. Seria livre aquela pessoa que tem vontade de gritar? Mas que ficaria envergonhado se o fizesse. Seria livre aquele adolescente que sai escondido na madrugada com seus amigos para curtir? Mas ele se preocupa, ou mesmo já sabe o que vai acontecer quando voltar. Seria livre o pássaro que voa com medo de ser preso ou devorado?
Talvez a liberdade seja só aquela sensação de fugir apenas um instante daquilo que se está fazendo, daquele lugar, daquela pessoa, daquele momento, daquele dia, de tudo que te torne preso.


Na verdade o que acontece é isso, o ser humano não quer ser livre e sim tem medo de estar preso. Porque você acha que o castigo dos criminosos é a prisão? É porque o ser humano não suporta o isolamento e a sensação de impotência. Mas se você lhes dá a liberdade de escolha, eles pedem as opções.
Até porque ser livre até onde eu me permito entender significa ter permissão para fazer o que quiser, e essa permissão vai depender sempre de alguém ou de algo maior que você. Vejamos:
Para um bebê andar, ele depende do tempo e de alguém para ajudá-lo a dar os primeiros passos. Para um adolescente fazer o que quiser, ele depende da autorização dos seus pais. Para um jovem morar sozinho, ele vai depender de uma boa condição financeira, e para isso ele precisa de um bom trabalho, e para um bom trabalho você depende de uma boa carreira ou uma indicação. 


A vida toda é um jogo de trocas o mundo te faz um jogador dependente sem você querer, ou perceber, mas, a troca e a dependência sempre irão existir. E se você precisa de permissão para algo, você não tem escolhas e não ter escolhas significa não ter opções. E se você depende, meu amigo, você não é Livre.
Isto é fato e não podemos negar, talvez a única forma de ser livre fosse não depender de absolutamente nada, e isso é inimaginável.
Porém não te preocupes por não ser livre, talvez, essa busca seja necessária para o ser humano aprender muitas coisas ao longo de sua vida. Eu acredito que a liberdade pode não ser eterna e sim temporária, mas, pode aparecer em diversos momentos da vida.
O sorriso, por exemplo, aquele sincero, pode ser um instante de liberdade espontânea e isso ninguém pode te tirar. O amor é um momento de liberdade, mas, quando não se submetem a nada apenas se completam.


Por isso não busquem a liberdade e muito menos tentem limitá-la com qualquer significado, apenas a sintam. E quando te perguntarem ou você se depararar com essa questão: E essa tal de Liberdade, quem é ela? Não pense em responder e sim em Viver!!!! Porque eu ainda não sei a resposta e talvez não a encontre, apenas a sinto.
Seja Feliz acima de tudo e independente de qualquer coisa....

Nenhum comentário: